domingo, 29 de novembro de 2009

5 comentários:

  1. O SIGNIFICADO DO BLESSED BE

    Por Helora, filha de Aine



    Originariamente, o "Blessed Be" é a forma contraída de um cumprimento ritual wiccano (Gardneriano/ Alexandrino, principalmente, mas usado por todos os sub-grupos de wicca), usado com formalidade e intimidade. É também chamado de Beijo Quíntuplo (Five-fold Kiss). O cumprimento é realizado entre o Sacerdote e a Sacerdotiza do Coven, ou pelos membros do Coven entre si, mas apenas entre homens e mulheres, pois é a saudação do feminio pelo masculino e vice-versa.

    A Sacerdotiza e o Sacerdote ficam frente a frente. O Sacerdote ajoelha-se diante dela, e beija seus pés, dizendo: "Abençoados sejam (blessed be), teus pés, que e conduzem pelo Caminho".
    Depois, beija seus joelhos, dizendo: "Abençoados sejam teus joelhos, que se dobram diante do altar".
    Depois, beija a região do útero dela, dizendo: "Abençoado seja teu ventre, que propaga a vida".
    Depois, beija seus seios, dizendo: "Abençoados sejam teus seios, que nutrem a vida, formados em beleza".
    Depois, beija seus lábios e diz: "Abençoados sejam teus lábios, que proferem os Nomes Sagrados". Os dois se abraçam.

    Então, a sacedotiza ajoelha-se diante dele, beijando-o nos pés, joelhos, o falo, peito e lábios, dizendo: "Abençoados sejam teus pés, que te conduzem pelo Caminho. Abençoados sejam teus joelhos, que se dobram diante do altar. Abençoado seja teu falo, que a tudo fertiliza. Abençoado seja teu peito, formado em força. Abençoados sejam teus lábios, que proferem os Nomes Sagrados" (conforme beija cada local). Os dois se abraçam.

    Portanto, ao cumprimentar outra pessoa com a forma "Blessed Be", concede-se ao outro exatamente um beijo quíntuplo. Ele não deve ser oferecido a qualquer um, mas usado criteriosamente. É representante de confiança, intimidade e reconhecimento sagrado.

    Aigh vie dhuit! (Bênçãos de fortuna e sorte a vocês!)

    ResponderExcluir
  2. Os Esbbaths são as 13 luas cheias do ano, cada uma delas é comemorada no primeiro dia da mudança de fase. Daí, nosso costume em dizer “um ano e um dia”.

    Os Sabbaths fazem parte da Roda do Ano, período que equivale ao ano inteiro.
    Porém, pra nós o ano não termina em 31 de dezembro mas sim, em 31 de outubro, ou seja,
    o nosso ano terminou e já estamos no ano novo.

    Cada Sabbath representa algo diferente, porém existem aqueles que coincidem com festividades que, na época da inquisição, a Igreja tomou posse e transformou em festa cristã, por exemplo, Páscoa e Natal. Na verdade o que nós comemoramos nesse sentido mais original da festa é Ostara e Yule. Sugiro que você leia o Mito da Roda do Ano para saber mais detalhes ok?

    Quanto aos hemisférios, quem criou essa confusão foram os brasileiros.
    É simples: o Brasil fica situado no Hemisfério Sul, na América do Sul, abaixo da linha do equador.
    Os outros países, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, etc, ficam situados no Hemisfério Norte.
    É uma questão de geografia.




    Porém, como já deve ter percebido, as estações do ano são invertidas aqui no Brasil.
    Enquanto na Inglaterra é inverno, aqui é verão, e vice-versa.
    Então houve uma confusão quanto à celebração dos Sabbaths. Lembra que eu comentei logo acima que a igreja transformou Ostara em Páscoa e Yule em Natal? Pois é, só que, no Hemifério Norte (Inglaterra, França, Itália, Espanha, etc.) Ostara é o equinócio da primavera e é comemorado no mês de março; Yule é o solstício de inverno e é comemorado em dezembro.



    Ok, mas e daí? Pois é, daí que para os brasileiros a primavera começa em setembro e o inverno começa em junho. Mas o que se comemora em setembro é o equinócio de outono (sendo que no Brasil está começando a primavera) e em junho, se comemora o solstício de verão (que no Brasil está começando o inverno).



    Viu a confusão?



    Então, se no Brasil, em dezembro começa o verão, como vamos comemorar o Yule, que é o solstício de inverno? Ou então, se em junho, no Brasil, começa o inverno, como vamos comemorar o solstício de verão? Então, os brasileiros resolveram “inverter” a Roda do Ano, adaptando as comemorações ao nosso hemisfério. Por isso essa confusão de Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.



    Eu, particularmente, prefiro comemorar pelo Hemisfério Norte, pois, se o resto do mundo está em sintonia em um determinado Sabbath, se eu acompanhar, acredito que a energia flui melhor do que se eu estivesse ao contrário, como muitas pessoas fazem. Tem outro detalhe: com essa inversão, Yule (que corresponde ao Natal) é comemorado em junho e então, já imaginou a sua árvore de yule na sala de estar, com bolinhas coloridas e todas as festividades sendo feitas em junho? Pois é, isso é coisa de brasileiro, a inversão da Roda do Ano. Ou então, Beltane, com fogueiras, banderolas, mastro de fitas coloridas em dezembro? É a inversão da Roda. Por esses e outros motivos eu prefiro me manter sintonizada com o Hemisfério Norte e fazer minhas celebrações conforme as origens.



    Bom, esse texto está ficando muito longo, então sugiro que você procure textos relacionados aos assuntos e comece seus estudos, ok?

    ResponderExcluir
  3. Gerald Gardner

    O renascimento da Wicca pode ser encontrado no início do século XX nos trabalhos da antropóloga inglesa Margareth Murray, suas pesquisas sobre “as origens e a história da feitiçaria” começaram com a idéia comum de que “todas as feiticeiras eram velhas sofrendo de alucinações por causa do diabo”. Mas Murray...logo desvendou o diabo e descobriu em seu lugar um Deus com chifres de um culto à fertilidade, um Deus pagão que na época da inquisição foi considerado herético, transformado em uma incorporação do diabo. Murray estava convencida depois dos seus estudos profundos sobre esses registros de que esse Deus possuía um equivalente feminino, tratava-se de uma divindade, a caçadora medieval das épocas clássicas que os gregos chamavam de Ártemis e os romanos de Diana. Murray então...concluiu que as feiticeiras condenadas tinham Diana como uma líder espiritual e por isso a reverenciavam.

    Segundo Margaret Murray, os vestígios dessa fé poderiam ser rastreados no passado a até cerca de 25 mil anos, época em que viveu uma raça aborígine composta de anões, cuja existência permaneceu registrada pelos conquistadores que invadiram aquelas terras apenas nas lendas sobre elfos e fadas. De acordo com ela, seria uma “religião alegre”, repleta de festejos, danças e principalmente abandono sexual, o que mais tarde seria incompreensível para os sombrios inquisidores, cujo único propósito foi destruí-la até as mais tenras raízes.

    Finalmente em 1921, Murray publicou o primeiro (O Culto à Feiticeira na Europa Ocidental) dos três livros com as suas conclusões favorecia certa legitimidade à religião Wicca. Imediatamente outros estudiosos no assunto atacaram os métodos e as conclusões de Margaret Murray, um dos críticos classificou seu livro como “um palavrório enfadonho”. Apesar dos trabalhos de Murray não terem tanto prestígio nos círculos acadêmicos, recentes estudos arqueológicos induziram alguns historiadores a fazer ao menos uma releitura mais criteriosa de algumas de suas teorias mais polêmicas; Margaret Murray conseguiu através de uma reavaliação favorável da feitiçaria, abrir uma porta para um fluxo de interesse pelo culto a Diana.

    Em 1899, mais de duas décadas antes de Murray apresentar suas teorias, Charles Leland, escritor e folclorista americano havia publicado “Aradia”, obra que segundo ele, era o evangelho de “La Vecchia Religione” (A Velha Religião), uma expressão que desde então passou a fazer parte do saber “Wicca”. O livro relata a lenda de Diana, Rainha da Feiticeiras, cujo encontro com o deus-sol Lúcifer resultara numa filha chamada “Aradia”, esta seria “la prima strega” (a primeira bruxa), a que revelara os segredos da feitiçaria para a humanidade.

    Considerada uma fonte duvidosa, Aradia contudo...terminou servindo de inspiração para inúmeros ritos praticados por feiticeiros contemporâneos. Duramente criticado e mesmo com raros defensores no círculo acadêmico, o livro Aradia com sua ênfase no culto à Deusa tornou-se muito popular nas assembléias feministas

    ResponderExcluir
  4. olha para usarmos objetos usados e preciso saber de sua historia,por exemplo um anel (aliança) usada por sua avo,vc a herdou e devido o amor que ela sentiu pelo seu avô e seus longos anos de casado vc decidi faze-lo de um anel amuleto.quando vc consagra-lo aquela energia de amor que estava empregnado no anel vindo de sua avo pode ate ajudar a tonna-lo mais poderoso.mais por exemplo muitos bruxos não tem acesso a um atame e decidem fazer um com uma faca de dois gumes e uma borracha fina para enrola o cabo e coloca alguns simbolos runicos nele.isso de nada valera se aquela faca ja degolou varias galinhas ou matou animais,aqui na roça o pessoal mata muita galinha de quintal para come,pode me chama de doida mais eu tenho umas 30 galinha no quintal bem gordinhas e colocando muito ovos mas nunca matei ou comi nenhuma delas.mais emfim depende de cada objeto não se esqueça a wicca mexe com magia e magia e energia que existe em tudo que e vivo e no nosso universo. luz para vc!!!! wik

    ResponderExcluir
  5. bom dia muita luz para seu dia!
    vamos la vou tentar responder suas duvidas.
    1:olha eu não trabalho com espelho,cada bruxo escolhe seu tipo de oraculo,uns usam as runas,eu escolhi as cartas de tarot.ja fiz rituais com uma vasilha de agua de vidro verde com uma vela mas foi so isso.mas pelo que ja estudei o espelho deve ser sim tampado,de preferencia com um pano preto apos ser consagrado para guarda suas energias positivas.o espelho aragon ele multiplica e rebate a energia de um hambiente mas como na nossa casa não entra so energias positivas então e bom tampa-lo se não sem vc quere vai esta multiplicando negatividades.
    2:eu não entendi sua pergunta,vc quando fala de objetos usados esta falando que ja foi de outro bruxo?dependendo do objeto usado talvez vc pode usa-lo
    3:dia 21 de dezembro se comemora o solticio de verão(litha) olha meu querido na minha opinião,uma vez que somos brasileiros e temos um calendario de estações diferente do europeu eu sigo as datas do nosso calendario ex;o dia das bruxas no brasil na verdade e 30 de abril.aragon um wiccano tem que estudar e ler muito vou te da uma sugestão de livro comprei mes passado esta em todas as bancas e nas livraria leitura se vc e de ipatinga no shopping tem uma livraria leitura.esse livro e essencial para um wiccano o ano todo tem as datas comemorativas,as luas cheias,as luas negras,tudo que vc precisa saber durante o ano de 2010 sobre as datas pagas.e o almanaque wiccca 2010 pela editora pensamento o preço dele e 8,50R baratinho.compre ele e estude leia bastante.espero te te ajudado luz no teu caminho.
    "um dia sem aprender,e um dia perdido" wik! .

    ResponderExcluir